1.6.09

Liderança feminina

Por que será que dentro daquele aquário de gerentes, superintendentes e diretores nunca uma das mesas foi ocupada por uma mulher? Quando eu digo “nunca”, é no sentido mais literal da palavra. Desde que existe aquele espaço, desde que o departamento é departamento. Desde que a empresa existe.

Por que naquela mesa de diretoria executiva nunca teve uma cadeira ocupada por uma mulher?

Qual é o nosso problema?

Bom, a história é grande.

Lado Feminino – não confunda com feminismo.

Nós somos capazes. Capazes de tudo. Normalmente temos mais sensibilidade para governar e instruir de um modo ágil e perspicaz.

Somos injustiçadas.

Desde que o mundo é mundo, essa merda é machista. Somos vistas como seres incapazes, pois a sociedade nos impõe assim. Colocando lado a lado um homem e uma mulher, ambos instruídos igualmente, a preferência sempre penderá para o lado do homem. Isso porque provavelmente quem decidirá esta preferência será um homem. E homens sempre se dão melhor com homens, preferem homens. E quando percebem que há uma mulher capaz, esperta, quase que uma ameaça ao seu reinado perto dele, se esconde, se acua, usa seus meios para que ela volte ao seu devido lugar (lugar imaginado por ele). Isso é ofensivo e baixo.

Existem pesquisas mostrando que homens puxam muito mais o tapete que mulheres, praticam até o chamado bullyng (vendo sob um certo ponto de vista) nas fábricas e empresas, o que pode ser comprovado com o inúmeros casos de assédio moral, sexual, e inclusive um filme muito interessante sobre isso chamado North Country , com a Charlize Theron sofrendo na mão de motherfuckers que faziam o que queriam enquanto ela precisava trabalhar pra sustentar o filho. E esse despertar dela pra este tipo de coisa fez muitas mulheres que sofriam dessa diminuição de moral em casa, nas ruas e em qualquer lugar mostrarem para os homens que elas também podem dar o troco.

O líder nunca irá deixá-la atingir um cargo majoritário. A não ser que haja um homem encobrindo tal coisa.

Não adianta esperar uma atitude de liderança vinda de uma mulher se ela já sabe que não será ouvida e nem respeitada. É desperdício de inteligência. Fazer ser ouvida demanda muito esforço, mas é claro, existem as teimosas...

Caso o ambiente e as pessoas (homens e inclusive outras mulheres) tenham em mente que mulheres também podem ser líderes, aí sim será possível que alguma mulher entre todas as que tenham a capacidade para sê-lo conseguirá tal ato. Enquanto a sociedade não acreditar que é possível, e não abrir espaço para que isto seja possível, não será.

Se conciliar ser mãe, trabalho, filhos, sustento e saúde, é o mínino que as mulheres fazem desde sempre então é mais fácil ainda controlar uma empresa aonde pessoas instruídas são contratadas para manter áreas. Isto é um exemplo mínimo que mostra o quanto as mulheres tem capacidade de lidar com pressão, tomada de decisão e assuntos distintos ao mesmo tempo.


Tudo é possível.

Lado masculino – não confunda com estupidez.

Não adianta. Sempre que alguma responsabilidade é colocada na mão de uma mulher, ela irá falhar. Passará mais tempo preocupada com o próprio umbigo do que com os deveres que levam uma pessoa a subir na vida e atingir objetivos altos.

Não consegue manter o foco no objetivo, sempre tem mais alguma coisa com que se preocupar, e isso faz decair o crescimento bruto. Mulheres não conseguem pensar direito numa visão macro do negócio, e tendem a apresentar menos jogo de cintura.

Praticamente todos os outros líderes são homens e não se sentirão confortáveis tendo que escutar com uma voz feminina, suave, diante daquela responsabilidade imensa. Demonstra fraqueza do grupo como um todo, e temos que ser agressivos.

Não prestaremos um pingo de atenção na voz, idéia ou assunto, e sim no que ela poderia estar fazendo “em casa” naquele momento: lavando, passando, limpando. Tudo para o marido.

Enfim, que fique em casa, que já está acostumada. Que seja de um cargo baixo, pois cada um tem que entender aonde é o seu lugar. Estude para não fazer seu marido passar vergonha e achar que casou com uma estúpida. A tentativa desesperada de crescer só vai me parecer desespero e falta de noção, quase que levando ao ridículo. Cada um sabe o lugar a que pertence.

--X--

Desde que existem líderes, eles são homens. Poucas são as mulheres, mas quando as são, fazem uma administração digna e competente. Em muitas empresas, é remota a possibilidade de mulheres atingirem um grau maior de cargo, a não ser que sejam filhas ou parentes de alguém importante, ligado a empresa ou não. Isto é triste. Mas só remete ao fato de que temos muito trabalho a fazer.

Sabemos que existe um lugar ao sol para todos. Muitas vezes, é inevitável aturar as atrocidades de alguns chefes, para descobrir mais tarde que você pode botar um fim nisso, ser sua própria chefa, mudar a sua própria vida. Desde que o mundo é mundo não dependemos dos homens.

Mas eles dependem da gente... até pra nascer.

Nenhum comentário: