21.7.13

Nossos mestres

Agora consigo entender meus professores: são verdadeiros mestres. Eles sim entendem o que é ser um educador, um passador de conhecimento, e para mim eles sempre serão esses seres superiores e maravilhosos (sem ironias ou sarcasmos).

Quem transmite conhecimento, ensinamentos ou algo de bom para o próximo (sem ser pai ou mãe) é realmente uma fonte educativa, alguém que tem bons objetivos. Quem está transferindo este conhecimento de bom grado quer a elevação ou até o refinamento da pessoa alheia, e acredito que esta atitude é bem digna, e te torna alguém melhor, claro, se a pessoa recebedora está habilitada e quer receber o conhecimento.

A partir daí, eu já não entendo muita coisa. Nesses anos de aprendizado na área da computação nunca me considerei melhor que meus professores, e mesmo nem que seja numa ínfima área, por um ínfimo segundo sequer, se eu tivesse um conhecimento maior, perdi o respeito com algum deles e desmereci quem tanto me adicionou como pessoa. Quanto mais conhecimento, mais humildade, pois em mim fica maior a sensação de não saber quase nada do mundo.

Não achar que quem te ensinou a pensar fora da bolha é burro por ter algum pensamento diferente.
Não achar que quem te ensinou a dirigir dirige mal. Os ruins de volante, como dizem, não tem a mínima noção do que é passar para frente o conhecimento, pois nem paciência tem pra isso. E quem nunca dirigiu mal após um dia longo?
Não achar que quem te ensinou a gostar de se vestir bem hoje se veste mal. Pense fora da bolha: você acharia que aquela pessoa que te ensinou a vestir está feia se ela não tivesse te ensinado o que é bom gosto? Você a acharia feia se ela estivesse com a mesma roupa que está hoje a 5 anos atrás (pelo menos)?

O ponto a que quero chegar é o seguinte: quem te ensina as coisas na vida, seja ela profissional ou pessoal, merece o teu respeito. O teu humilde respeito. Os grandes mestres pregam que quanto mais especializado, mais humilde a pessoa seja. Quanto mais você cresce a partir dos ensinamentos de alguém, e por consequência torne-se até melhor que aquela pessoa em alguma área, nunca se esqueça: humildade e respeito com quem viu potencial, acreditou e apostou em você, acima de tudo.



Nenhum comentário: